Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



DICA DE PORTUGUÊS


-se aulas de português a domicílio.

Fonte: Redação Mundo Texto


Seria apavorante encontrar-se uma frase dessas na realidade. Em primeiro lugar, o verbo deve concordar com seu sujeito, que está no plural, aulas. Note que esse verbo está na voz passiva, acompanhado do pronome apassivador se. Portanto, aulas figura, na frase acima, como sujeito da passiva. Em segundo, a palavra domicílio, quando usada por verbos que não indicam movimento, pede, unicamente, a preposição em. Se ocorrer a ideia de movimento, aí sim, a palavra domicílio deve ser usada, exclusivamente, com a preposição a. Veja os exemplos que seguem:

Fui a domicílio. (O verbo ir dá-nos a ideia de movimento, pois quem vai, é claro, vai a algum lugar. A frase equivale a: "Fui a casa.")

Levamos o presente a domicílio. (O verbo levar dá-nos a ideia de movimento, pois quem leva, é evidente, leva a algum lugar. A frase equivale a: "Levamos o presente a casa.")

Faço entrega em domicílio. (O verbo fazer NÃO nos dá a ideia de movimento, pois quem faz, é claro, faz em algum lugar. A frase equivale a: "Faço entrega em casa." ou, simplesmente, "Entrego em casa.")

A frase inicial desta seção de dica de português, depois da correção, fica assim:


Dão-se aulas de português em domicílio.



Voltar ao Índice


Próxima Dica de Português