Mundo Texto



Seção 5 - Gramática, Manual Prático da Nova Ortografia Oficial



Conheça as mudanças que a nova ortografia trouxe para a nossa língua.

ortografia

Apresentação

Levamos ao conhecimento do leitor, neste trabalho, as mudanças que a nova ortografia trouxe para a nossa língua, em virtude do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em 16 de dezembro de 1990, em Portugal. Foram signatários do aludido documento: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e, por último, Timor Leste. O acordo foi promulgado, no Brasil, pelo Decreto 6.583, de 29 de setembro de 2008, da Presidência da República.

Longe de suprimir todas as diferenças ortográficas no uso da língua portuguesa, como idioma oficial nos países referidos acima, a nova ortografia aplica-se somente a alguns aspectos da língua escrita. Ficando a língua falada, portanto, sem nenhuma alteração.

A nova ortografia possui alguns pontos controversos. Todavia, com os que se apresentaram com clareza e objetividade compusemos o presente manual prático para aplicação das novas normas. Acreditamos que esse roteiro possa esclarecer, de modo rápido, suas dúvidas acerca das modificações implantadas na língua nacional, sem as desgastantes discussões teóricas.


Por: Pimentel Filho


Tópicos de continuação deste artigo