Pontuação Passo a Passo


APRESENTAÇÃO

Autor: Equipe Mundo Texto


Afinal, para que servem os sinais de pontuação, que tanto nos incomodam na hora de escrever, corretamente, é claro? Eles são mesmo necessários ou seu emprego é somente para deixar o texto mais elegante e "chique"? Qual o requisito para o domínio desse conhecimento e não haver mais nenhuma dúvida acerca de seu emprego? Você terá a resposta a essas perguntas e a outras que surgirem no decorrer do estudo desse tema, bem como aprenderá, de uma vez por todas, a utilizar os sinais de pontuação com a desenvoltura dos bons escritores.

Os sinais de pontuação servem para:

1. separar trechos da escrita (palavras, expressões, frases e orações) que devem ser evidenciados;

2. indicar as pausas e a entoação da voz durante a leitura;

3. eliminar possíveis ambiguidades, isto é, sentido duplo.

Quanto à necessidade do emprego dos sinais de pontuação, afirmamos: eles são indispensáveis pelas razões acima expostas. Para você ter uma ideia da importância desses sinaizinhos, imagine-se no lugar do réu, depois de receber a decisão de um juiz conforme os períodos abaixo.

O tribunal condenou, eu não absolvo.
O tribunal condenou. Eu não, absolvo.

Pelos exemplos acima, vê-se que o réu poderá ser condenado ou absolvido. Tudo dependerá apenas de uma questão de pontuação! Ainda bem que tudo não passa de mera imaginação. Todavia, percebeu-se a importância real dos sinais de pontuação.

Para você desenvolver natural habilidade no emprego dos sinais de pontuação, e não haver mais nenhuma dúvida sobre o assunto, a exigência é o conhecimento de análise sintática.

Não existem regras rígidas sobre o emprego dos sinais de pontuação, uma vez que não há unanimidade quanto ao seu uso entre os escritores e gramáticos. Por isso, dar-se-ão aqui as normas já consagradas pelo uso geral na língua escrita.

0o0-0o0-0o0


Tópicos relacionados

Uso da vírgula

Uso do ponto-e-vírgula

Uso do ponto final

Uso dos dois pontos

Uso das reticências

Uso do ponto de exclamação

Uso do ponto de interrogação

Uso do travessão

Uso das aspas

Uso dos parênteses

Uso dos colchetes

Exercícios de sinais de pontuação