Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


LIXO E EDUCAÇÃO

Fonte: Jornal de Santa Catarina, Selma Rutzen


Não dá para dissociar lixo de educação. O leitor pode concordar ou discordar, mas a maneira como se lida com o lixo revela explicitamente o nível de educação da população. A conclusão é flagrante. Basta observar as ruas, as praças, calçadas, pátios, estacionamentos, os rios, enfim, não se encontra mais um metro quadrado que não esteja 'emporcalhado'com algum resíduo abandonado desleixadamente por alguém.

A constatação, no entanto, contempla duas faces. Dentro dos domínios da própria casa ou jardim, ninguém tolera sujeira nem restos que venham a revelar poluição visual ou ausência de nível educacional. O que ocorre, contudo, é o lixo produzido pela população de todos os níveis sociais, ficar jogado em qualquer lugar, mal-acondicionado, à espera de recolhimento, sendo possível afirmar que 80% dos dejetos encontram-se ao nível do solo. Pergunto: não está passando da hora de cada morador ou grupos deles instalarem cestos para receber o lixo para recolhimento?

Não basta tirar restos e sujeira de dentro de nossas paredes e muros. É imperativo que do lado de fora eles possam revelar também nossa educação. E isto é exatamente o oposto do que se vê pelas ruas. Restos espalhados, sacos rasgados, todo tipo de resíduo jogado dos carros, calçadas invadidas por descartes.

Revelar a própria educação é decisão pessoal de cada um. O assunto lixo, porém, é tão sério que a mudança radical começa pela nossa atitude individual de acondicioná-lo devidamente, depositá-lo em cestos e não usar todo e qualquer espaço para jogar nossos restos. Caso contrário, o lixo é uma ameaça real para a humanidade.

Ninguém admite ser uma atitude sua jogar lixo por todo lugar. Ninguém admite faltar-lhe educação porque deixa seus dejetos sobre a calçada, em sacos que invariavelmente serão rasgados.

Sou tão pessimista a ponto de achar que está bem próximo o tempo em que o lixo só será levado se estiver em contêineres marcados com código de barras que o caminhão de coleta recolherá após identificar o pagamento da taxa. Talvez, então, se instale a consciência de cuidar do lixo. Até porque as vagas de lixeiros estão cada vez mais difíceis de ser preenchidas. Ninguém, por mais que necessite, aprecia correr atrás daquela catinga, recolhendo o que outros descartam.

Afinal, adoramos os confortos do primeiro mundo. Lá, porém, os dejetos somente são recolhidos se devidamente acondicionados. E o lixo não é jogado ao chão, nos rios e em todo espaço público. No nosso mundo, contudo, nem sequer adotamos o básico para manter a ordem, a limpeza e a boa apresentação para nossa própria sobrevivência.

Fim

Voltar ao Índice


Redação dissertativa 121: Tema: lixo e saúde.Tópicos: redação dissertativa pronta, lixo, poluição visual, sujeira, o lixo é uma ameaça real para a humanidade.