Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


CAUTELA NO PRÉ-SAL

Fonte: Zero Hora


Sob um clima de campanha eleitoral e ainda sob o impacto do desastre ecológico do Golfo do México, o Brasil comemorou oficialmente a primeira produção contínua de petróleo do pré-sal, no litoral do Espírito Santo. O otimismo é justificável, pois as reservas são suficientes para dobrar a produção nacional. Ainda assim, esse sentimento não pode servir para deixar em segundo plano aspectos como a transparência do processo, o debate sobre a eventual necessidade de uma revisão das leis de segurança operacional das plataformas e sobre uma atuação mais firme por parte de instituições como a Agência Nacional do Petróleo (ANP) e a própria Petrobras.

Obviamente, a particularidade de a exploração da camada de pré-sal coincidir com a continuidade do maior desastre ecológico da história na área petrolífera, em andamento desde abril, acaba contribuindo para reforçar temores. O desastre norte-americano, porém, só ocorreu por falta de cuidados mínimos por parte da British Petroleum, responsável pela exploração, e devido à ineficiência demonstrada para enfrentar o problema, que só agora começa a ser refreado. As lições, porém, precisam ser levadas em conta.

Apesar de suas consequências catastróficas, o vazamento de petróleo no Golfo do México não pode servir de pretexto para fomentar opositores à exploração da camada de pré-sal no Brasil. O acidente deve, sim, colaborar no sentido de que haja maior transparência em relação aos riscos e às providências em andamento para evitar a repetição de dramas semelhantes.

Em nota oficial divulgada no dia da cerimônia no Espírito Santo, a ANP garantiu que 'até o momento, não há indicações de que seja necessário alterar a atual regulamentação sobre segurança operacional das plataformas que operam em águas brasileiras'. Além de comemorar a conquista, os brasileiros precisam cobrar sempre, da instituição e do governo, o máximo de transparência e eficiência na condução do processo.

Fim

Voltar ao Índice


Redação dissertativa 123: Tema: petróleo do pré-sal.Tópicos: redação dissertativa pronta, pré-sal, camada pré sal, exploração do petróleo da camada pré sal.