Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


DE ONDE VEM O QUE COMEMOS?

Fonte: Diário Catarinense, Alex Eckschmidt


Foi-se o tempo em que, ao adquirir um alimento, o consumidor desejava apenas qualidade ou preço competitivo. Hoje, as exigências vão além e englobam informações sobre o processo de produção, a composição e procedência, entre outras. Este é o papel da rastreabilidade, habilidade de traçar o percurso de determinado produto do início ao destino final. O rastreamento de alimentos de forma sistemática data de 20 ou 30 anos, quando passou a ecoar globalmente o questionamento sobre a qualidade dos produtos, boas práticas, segurança alimentar, origem, preocupações ambientais e outras. Esse novo clamor mundial levou as empresas dos mais diferentes setores, notadamente da área alimentícia, a um novo paradigma.

A nova onda utiliza o termo rastreabilidade colaborativa. É preciso que cada segmento forneça informações relevantes para o seguinte, até o fechamento do ciclo. Os exemplos são muitos, como as cadeias agrícolas, garantindo alimentos de acordo com a demanda específica de um segmento, o orgânico, por exemplo, e até os setores ambientais, como no caso da madeira certificada a partir do correto manejo de reflorestamento. A expressão rastreabilidade colaborativa é amplamente usada na Comunidade Europeia, que prima pela rastreabilidade de gêneros alimentícios.

Motivos não faltam para o processo de rastreamento ser executado nas mais diferentes áreas produtivas. Os exemplos se sucedem. Podemos lembrar o surto da vaca louca na Europa no final da década de 1990, ou a venda de carne chinesa falsificada como brasileira em 2007. Casos como esses revelam que o controle sobre a produção de alimentos é essencial no modelo comercial atual, no qual a cadeia produtiva tornou-se mais complexa, sendo difícil identificar, muitas vezes, seus sujeitos e atribuições.

É hora de apostas e escolhas para o futuro. E as ferramentas estão aí.

Fim

Voltar ao Índice


Redação dissertativa 127: Tema: alimentação.Tópicos: redação dissertativa pronta, alimento, rastreabilidade colaborativa, surto da vaca louca na Europa, rastreamento de alimentos, questionamento sobre a qualidade dos produtos, área alimentícia, ciclo de produção de alimentos, cadeias agrícolas, alimento orgânico, carne chinesa falsificada, controle sobre a produção de alimentos.