Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


MADRUGADA DE MEDO

Fonte: Diário Catarinense


No final da noite de terça-feira, e durante boa parte da madrugada de ontem, o céu veio abaixo na Grande Florianópolis, na expressão de um morador da região, cuja casa quase foi destruída pela chuvarada e pelas violentas rajadas de vento provocadas por ciclone extratropical que fustigou a região. Com efeito, o título da matéria com que o jornal reportou a nova catástrofe climática não poderia ser mais eloquente: Fúria do tempo Madrugada de medo. Assim foi.

Não apenas os moradores de áreas de risco, tais como encostas de morros e várzeas, passaram a noite insones, tentando, muitas vezes em vão, resguardar suas casas. Em muitos bairros residenciais e áreas comerciais consolidados, a preocupação não foi menor diante da assustadora violência do fenômeno. Na parte continental da Capital, a título de exemplo, como nos bairros do Estreito e de Coqueiros, áreas que dispõem de razoáveis equipamentos urbanos, ruas ficaram intransitáveis devido aos alagamentos, pistas cederam, muros e paredes ruíram em diversas moradias. Feliz e surpreendentemente, e apesar de tudo, nenhum óbito foi registrado durante as quatro horas de tormenta e de tormentos.

Cabe sempre lembrar que, embora seja impossível ao homem controlar as forças da natureza, é possível prever, com razoável antecedência, a ocorrência de fenômenos climáticos adversos, possibilitando tempo para providências capazes de minorar seus efeitos sobre as populações mais expostas a eles. As alterações climáticas constituem uma das grandes questões deste começo do século 21. E esta não é apenas uma tirada retórica, como comprova a madrugada de medo que a região enfrentou.

Fim

Voltar ao Índice


Redação dissertativa 131: Tema: fúria da natureza.Tópicos: redação dissertativa pronta, chuvarada, rajadas de vento, vento, ciclone, ciclone extratropical, catástrofe climática, fúria do tempo, fenômeno da natureza, alagamento, tormenta, forças da natureza, fenômenos climáticos, alterações climáticas.