Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


CRUZADA CONTRA A ASMA INFANTIL

Fonte: Zero Hora, Paulo Márcio Condessa Pitrez


A asma na infância é uma doença de origem genética, com influência de fatores ambientais, que acomete até 20% das crianças no Brasil. Doença crônica e de elevada prevalência, a asma gera sofrimento humano e resulta em elevados gastos econômicos para a sociedade e os órgãos públicos. Estima-se que aproximadamente 300 milhões de indivíduos sofram desta doença no mundo e que 250 mil pessoas morram de asma por ano. Uma criança com asma pode apresentar tosses frequentes, chiado no peito e falta de ar. Os pacientes convivem, na sua rotina familiar, com visitas a médicos e serviços de emergência e internações hospitalares.Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, a asma é uma doença crônica e sem 'cura', mas com medicamentos disponíveis que controlam os sintomas. No entanto, mitos enraizados na crença popular cercam essa doença, tendo sido transmitidos por gerações. Esse fato tem sido um retrocesso aos avanços no tratamento da asma. Os mitos mais ouvidos pelos médicos em seus consultórios são: 1) a 'bombinha' vicia e faz mal para o coração; 2) corticoide inalatório não deve ser usado em crianças e inibe o crescimento; 3) a nebulização é muito melhor que o uso do spray.

Esses mitos devem ser derrubados de uma vez por todas e a correta educação dos pais é uma missão urgente dos profissionais da saúde. Os pais de 'asmáticos' devem saber que seu filho deve praticar esporte, pode tomar sorvete, não precisa estar sempre excessivamente agasalhado, devendo apenas ficar distante do cigarro. Além disso, devem saber que o uso de spray é mais eficiente que a nebulização, futura peça de museu em alguns anos. Por fim, e talvez mais importante: os pais não devem ter medo de utilizar os medicamentos preventivos prescritos, sejam corticoides, broncodilatadores ou associação de ambos. Esses medicamentos são absolutamente seguros e eficazes, quando prescritos por profissionais capacitados.

Assim, é papel dos médicos, associações, poder público e meios de comunicação educar as pessoas para que não tenham medo de tratar asma. Mais ainda, precisamos manter os políticos sensíveis ao fato de que oferecer medicamento gratuito e universal para o tratamento da asma reduz drasticamente as consultas médicas e hospitalizações.

É importante reforçar que criança com asma, tratada de forma adequada, pode levar uma vida normal. Assim construiremos uma sociedade melhor. Vamos nos unir nesta cruzada!

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 170: Tema: saúde na infância.Tópicos: redação dissertativa pronta, asma na infância, criança com asma, a asma é uma doença crônica, asmáticos, tratar asma, uso do spray. bombinha.