Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


FIM DA ESPERA

Fonte: Gazeta do Povo


O Conselho Brasileiro de Oftalmologia e o Conselho Federal de Medicina estipularam uma meta ousada para os próximos oito meses: zerar a fila de espera para um transplante de córnea no país. Em todo o Brasil há pelo menos 22.700 pessoas esperando pelo procedimento, segundo dados do primeiro semestre de 2009. No Paraná são cerca de 1.300. Para isso será necessário que o Ministério da Saúde libere R$ 2,3 milhões e que o Sistema Nacional de Transplantes dê o aval para que os conselhos consigam atuar nas falhas do processo. Um dado que impressiona é que não faltam doadores. Hoje o principal gargalo que leva a esse déficit no número de operações está no armazenamento das córneas até o momento da cirurgia, o que faz com que muitas sejam jogadas fora. Entre 2008 e 2009, houve uma queda de 3% no número desses transplantes. Uma vez encontradas as falhas do sistema pelos dois conselhos e já que há doadores suficientes, espera-se que tanto o Ministério da Saúde quanto o Sistema Nacional de Transplantes estimulem essa ação que trará muitas oportunidades para milhares de brasileiros.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 175: Tema: transplante de de órgão.Tópicos: redação dissertativa pronta, fila de espera para um transplante de córnea, doadores, córneas, cirurgia, operações, transplantes.