Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


INSANIDADE SOBRE DUAS RODAS

Fonte: Diário Catarinense


Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Trânsito, com base em registros policiais e hospitalares, estimou em mais de 10 mil o número de mortes e em cerca de 500 mil o número de feridos e mutilados em acidentes com motos no país. Além das tragédias humanas e familiares por trás dessa assustadora estatística, esses acidentes, a maioria dos quais decorre, diretamente, da imprudência e total desrespeito às leis do trânsito dos condutores desses veículos, tiveram um custo público de R$ 8 bilhões. Os dados referem-se a 2008. As estatísticas do massacre crescem com rapidez cada vez maior. Nos últimos 10 anos, este tipo de acidente aumentou 1.000%. Atualmente, a cada minuto, uma pessoa morre ou é mutilada em decorrência desses eventos no país.

Neste contexto sombrio e angustiante, enquadra-se o episódio de ignorância e de desrespeito à vida, a própria e a dos seus semelhantes, protagonizado, no final de semana, por um grupo de motoqueiros (cerca de 10 irresponsáveis) que disputava rachas e fazia acrobacias suicidas nas BRs 101 e 282 na região da Capital. Há que acabar com a impunidade, que só faz aumentar o número desses atentados à cidadania. Os rachas de motos parecem ter se incorporado à rotina da Grande Florianópolis. São disputados com ímpeto assassino e suicida, ao mesmo tempo, e motivados por um exibicionismo jeca e digno de dó, nas estradas federais e estaduais do entorno, e também em algumas das principais vias urbanas da Capital catarinense.

Aspecto particularmente cruel desta carnificina sem trégua: hoje, morrem mais jovens em acidentes com motos do que em atropelamentos, conforme o Ministério da Saúde. Lamentavelmente, também nessa 'modalidade' de transgressão e insânia, Santa Catarina 'leva a taça', pois detém o maior índice nacional de mortes de adolescentes e jovens em acidentes de trânsito, 32,9 por grupo de 100 mil habitantes, enquanto a média nacional fica em 15,8.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 185: Tema: acidente de moto.Tópicos: redação dissertativa pronta, acidentes com motos, mortes de adolescentes e jovens em acidentes de trânsito, acidentes de trânsito, desrespeito à vida, rachas de moto.