Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


O BRASIL EM CHAMAS

Fonte: Zero Hora


Uma confluência de secas no centro do país e do período em que os agricultores preparam suas terras para o plantio ou que os criadores queimam o pasto seco para vê-lo rebrotar na primavera é a responsável pela repetição triste de queimadas incontroláveis em vários Estados brasileiros. As queimadas evidenciam o mau hábito de preparar a terra ou estimular o rebrotamento por meio do antiquado e ecologicamente insustentável processo de provocar incêndios. Mesmo que as queimadas não se confundam com o desmatamento ou com os incêndios florestais, já que ocorrem em áreas já desmatadas, ainda assim elas, ao se tornarem fora de controle, acabam sendo causadoras de graves danos ambientais, como ocorre neste momento em vários Estados do país, entre eles Tocantins, Acre, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A ocorrência de tantos focos de incêndio, ao contrário de muitos países do Hemisfério Norte, está associada no Brasil menos às secas da estação e mais ao exercício de métodos primitivos de limpeza e preparo da terra ou até de facilitação de algumas colheitas. Pecuaristas e agricultores queimam seus campos e lavouras como maneira de combater pragas ou de facilitar a limpeza pós-colheita. Tal processo é responsável por mais de 90% das queimadas brasileiras, sendo por isso uma causa decisiva para os resultados nefastos à natureza.

A visão de um Brasil em chamas é deprimente para os defensores de um ambiente sustentável e para a própria condição do país como um dos celeiros do mundo. Até quando o país, para conseguir suas façanhas agrícolas, terá que conviver com processos que prejudicam a fertilidade dos solos, destroem a biodiversidade e enfraquecem os agrossistemas, além de danificar patrimônio público e privado e produzir outras formas de agressão ao ambiente?

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 187: Tema: sustentabilidade ecológica.Tópicos: redação dissertativa pronta, biodiversidade, agrossistemas, ambiente sustentável, queimadas, processo ecologicamente insustentável, incêndios.