Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


OBJETIVO É A MELHOR ESCOLA DO BRASIL?

Fonte: Folha.com, Gilberto Dimenstein


O Colégio Objetivo está publicando anúncios em páginas inteiras da imprensa para afirmar que criou, em pouco tempo, uma das escolas campeãs no ranking do Enem, destinado a alunos do ensino médio o que, para muita gente (erradamente, diga-se), se traduz na lista das melhores escolas do Brasil. O debate é muito interessante sobre os caminhos da educação.

O Objetivo criou uma escola separada, com alunos com notas mais altas, professores diferenciados, reforço na parte da tarde, além de estímulos nos simulados que ajudam na realização do Enem.

Acusam o grupo de fazer um truque, ao selecionar seus melhores alunos para fazer a prova. Na verdade, eles apenas seguiram a regra do jogo.

Daí se vê como o debate sobre avaliação de escolas é muito mais complexo do que imagina. A nota de um aluno reflete uma série de indicadores. Além da qualidade dos professores e do material didático, pesam (e muito) as habilidades naturais dos alunos (inteligência, disciplina, força de vontade) e o nível socioeconômico da família (detalho mais esses critérios no www.catracalivre.com.br). Todas as melhores escolas se beneficiam em algum nível dessa composição, já que atraem os melhores alunos e as famílias mais ricas e engajadas.

Daí ser inapropriado comparar as redes públicas com a particular. A imensa maioria das públicas que vão muito bem no ranking também seguem a mesma regra da qual se beneficiou o Objetivo: são alunos que passaram pelos chamados vestibulinhos e são, em geral, de classe média ou até alta.

O ótimo disso tudo é que qualidade de ensino está começando a virar conversa de botequim.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 190: Tema: qualidade do ensino.Tópicos: escolas campeãs no ranking do Enem, melhores alunos, avaliação de escolas, qualidade dos professores e do material didático.