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Redação Dissertativa


AGORA UM ENSINO DIFERENCIADO

Fonte: JB Online


Há diversos estudos em andamento sobre o aperfeiçoamento da qualidade do ensino brasileiro, especialmente no ensino fundamental. Em comparação com escolas particulares, a educação pública está em nítida defasagem, o que vai de encontro às ambições nacionais de redução das nossas tradicionais e injustas desigualdades sociais.

O Enem, em boa hora, revelou em parte o tamanho do fenômeno, vitimando sobretudo alunos de escolas municipais, em geral desprovidas de recursos essenciais para alcançar uma boa relação ensinoaprendizagem. Buscar culpados é uma forma de desviar do problema, quando o necessário e até mesmo inadiável é tomar providências, oferecer soluções compatíveis com a nossa escassez de recursos.

Uma fórmula inteligente que ganha corpo, na educação brasileira, é o emprego de sistemas de ensino. Os seus primeiros resultados são amplamente favoráveis. Representam um poderoso reforço à ação de gestores, professores e especialistas, em classe, podendo significar uma grande reversão no atual quadro de carências assinaladas. A um custo economicamente razoável, envolve a oferta de material didático de excelente qualidade editorial, cursos de formação continuada, avaliações sobre o desempenho do aluno e uma notável inovação que é o comprometimento das famílias com todo o processo educativo. A educação deve acontecer simultaneamente no lar e na escola. Isso precisa ser um dispositivo prático e estimulante.

Tomando por base o Sistema de Ensino Agora, elaborado por um competente grupo de autores, editamos um decálogo que representa a nossa avaliação crítica sobre esse trabalho integrado, que se destina a alunos desde o infantil até o ensino médio, passando pelos dois segmentos do ensino fundamental.

São nossas observações sobre o Agora Sistema de Ensino: 1) O Agora Sistema de Ensino tem uma proposta didática inovadora, constituindo um precioso material de apoio ao professor com a aplicação de diferentes mídias; 2) Não substitui o professor; 3) Garante o pleno cumprimento dos conteúdos curriculares, servindo como um utilíssimo roteiro de distribuição da carga horária das diversas disciplinas; 4) Ativa a liberdade acadêmica dos mestres, liberando-os para o exercício pleno das atividades docentes; 5) Com o Agora Sistema de Ensino, é possível alcançar os ideais do conhecimento e realizar as tarefas de educar, em seu sentido mais amplo, com claros benefícios para gestores, professores e alunos, além de uma inteligente comunicação com a família; 6) É comprovada a eficiência dos sistemas de ensino nas redes públicas, assinalandose melhores resultados, em termos de aprovação de alunos, do que nas escolas que não os utilizam; 7) Longe de ser uma camisa de força, os sistemas de ensino agem como estimuladores da criatividade dos professores e especialistas, que são seus parceiros; 8) Elaborados por profissionais de ensino, com grande experiência em tecnologias educacionais e regência de turmas, contemplam todos os conteúdos essenciais; 9) O material didático é permanentemente atualizado e dele consta um processo de formação, presencial de professores e especialistas nos locais em que atuam; 10) O Agora Sistema de Ensino, todo ele regido segundo os postulados do Acordo Ortográfico de Unificação da Língua Portuguesa, valoriza a identidade da escola e promove, de forma garantida, o crescimento dos alunos, como cidadãos livres e responsáveis.

É uma ideia a ser considerada.

Fim

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Redação dissertativa 203: Tema: educação.Tópicos: ensino, Sistema de Ensino, Enem, escolas municipais, sistemas de ensino, escolas particulares, educação pública.