Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


A BANALIZAÇÃO DAS CHACINAS

Fonte: Zero Hora


A chacina que resultou na morte de um grupo de moradores de rua, em São Paulo, expõe com inusitada crueza, de uma só vez, a falta de respeito em relação aos semelhantes no país, a violência generalizada e o desamparo dos sem-teto. Guardadas as proporções, a barbárie, que teria sido efetivada por cinco homens tripulando motos, lembra a da Candelária, quando seis crianças e jovens e dois adultos foram assassinados por policiais militares em 1993, e a de Vigário Geral, que resultou na morte de 21 pessoas, também no Rio de Janeiro, um mês depois e em circunstâncias semelhantes. Por isso, o episódio registrado agora não pode cair no esquecimento simplesmente porque as vítimas são pessoas pouco percebidas pela sociedade e pelo poder público.

As suposições iniciais levantadas pelas autoridades policiais sobre as razões do morticínio incluem consumo de drogas. Confirmada ou não, a possibilidade apenas serve para reafirmar a violência latente na sociedade e o elevado grau de vulnerabilidade de um contingente de sem-teto que parece se multiplicar a cada dia pelo país.

Já que não consegue deter o avanço da criminalidade, o poder público tem pelo menos a obrigação de enfrentar o desamparo a que estão relegados os moradores de rua, particularmente em grandes metrópoles. O país, que conseguiu ampliar e aperfeiçoar suas políticas de renda mínima, precisa estender sua ação também neste segmento da população.

Num primeiro momento, é preciso assegurar um teto e cuidados básicos para quem está na rua e, posteriormente, uma oportunidade de emprego para quem tem condições de trabalhar. O inadmissível é que tantas pessoas sejam relegadas à escravidão do álcool e do crack, sobrevivendo pelas ruas em condições subumanas e mais expostas ainda do que a sociedade de maneira geral à ação de criminosos.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 215: Tema: violência.Tópicos: chacina, moradores de rua, violência generalizada, desamparo dos sem-teto, criminalidade, ação de criminosos, autoridades policiais.