Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


A TERRA EM CHAMAS

Fonte: Diário Catarinense


Nos últimos dias, queimadas destruíram cerca de 57 mil metros quadrados de vegetação em 13 municípios do Vale do Itajaí, segundo o Corpo de Bombeiros, que, no período, registrou 115 ocorrências de incêndios em campos e matas. Também em áreas rurais de diversas outras regiões do Estado da Grande Florianópolis ao Extremo-Oeste , foram anotados focos de incêndio. Este ano, uma prolongada estiagem aumentou a extensão e os danos causados por este hábito primitivo e irresponsável de preparar a terra para novos plantios e melhorar as pastagens para a pecuária. As queimadas costumam fugir ao controle daqueles que as ateiam com o pretexto de limpar o campo e combater pragas, ao invés de usar os métodos corretos para tanto.

Um dos piores efeitos desta prática nefasta e desinformada é a degradação das áreas nas quais se efetiva continuamente, levando-as a perder as suas propriedades físicas, químicas e biológicas naturais. Serão necessários investimentos e orientação técnica para reabilitá-las para fins de exploração agrícola e pastoril, como adverte o engenheiro agrônomo e ex-secretário da Agricultura de SC Glauco Olinger, que é uma reconhecida autoridade do ramo.

Segundo estimativas da Embrapa e dos ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, há entre 50 milhões e 60 milhões de hectares de terras degradadas no Brasil. Em Santa Catarina, calcula-se que existam algo em torno de 2 milhões de hectares de terras nessas condições, ou seja, mais de 20% do território estadual. É importante e necessário investir na sua recuperação para a produção agropastoril. Já existem o conhecimento e as técnicas para tanto.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 223: Tema: incêndio.Tópicos: queimadas, incêndios em campos e matas, focos de incêndio, estiagem, pastagens para a pecuária, terras degradadas no Brasil.