Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


A FICHA LIMPA DA EDUCAÇÃO

Fonte: Folha.com, Gilberto Dimenstein


Imagine governantes sendo processados por não cumprirem metas educacionais - e isso significaria, além do vexame, perdas de recursos para seus Estados e cidades. Não tenho dúvida de que essa medida criaria mais pressão e obrigaria prefeitos a serem mais comprometidos com o ensino público. Esse projeto acaba de entrar no papel, enviado ao Congresso pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Se vai sair do papel é o que vamos ver.

A lei da responsabilidade educacional era conversa de alguns especialistas da educação, dessas conversas que parecem que não vão levar a nada. Foi ganhando adeptos. E, enfim, virou projeto oficial dentro do Plano Nacional de Educação, que acaba de ser anunciado - o conjunto de metas para os próximos dez anos.

Já está crescendo (menos do que gostaríamos, mas está), a pressão da opinião pública por melhor qualidade de ensino. O tema se transformou em consenso entre líderes empresariais. Uma lei punindo governante pelo descaso ou incompetência com os alunos seria uma espécie de "Ficha Limpa" da educação.

É daqueles assuntos, assim como o Ficha Limpa, que deveria virar uma bandeira de todo o pais.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 269: Tema: ensino público.Tópicos: ficha limpa da educação, metas educacionais, ensino público no Brasil, lei da responsabilidade educacional.