Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


VIOLÊNCIA SEXUAL

Fonte: Diário Catarinense, Priscilla Linhares Albino


As notícias acerca da violência praticada contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, seja na forma de abuso ou na de exploração, têm aumentado assustadoramente. Contempla-se, nesse contexto ignóbil, o turismo sexual, a pornografia infantil, a pedofilia e o tráfico interno de seres indefesos, situações que, em virtude da maior vulnerabilidade oriunda da exposição, intensificam-se no período carnavalesco.

Nada contra a costumeira folia desta época, mesmo porque o Carnaval é uma das expressões peculiares da cultura brasileira. Entretanto, é preciso que se compreenda que, enquanto ela ocorre, aumenta a exposição de crianças e adolescentes a toda sorte de violência, especialmente a de cunho sexual.

Todo ano o governo federal trabalha em prol de uma campanha a fim de conscientizar a sociedade sobre a importância de denunciar referidas violações de direitos. Em 2011, nas cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, foi lançado o lema: Tem coisas que não dá pra fingir que não vê. Violência sexual contra crianças e adolescentes é crime. Denuncie. A bola está com você.

Notório que, além de campanhas, excelentes na mobilização da sociedade em prol de uma causa, faz-se necessária a implementação de políticas públicas governamentais eficazes para a erradicação desta barbárie. É preciso atendimento célere à vítima e a sua família para que também possa conduzir a situação na esfera domiciliar.

A denúncia de todo e qualquer caso de violência deve ser feita às autoridades competentes (polícia Militar, Civil, Ministério Público ou Conselho Tutelar) ou ao Disque 100, que teve duplicado o número de atendentes e passou a operar 24 horas, possibilitando, assim, o melhor atendimento das notícias.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 295: Tema: violência.Tópicos: violência sexual, violência praticada contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, violações de direitos.