Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


ALÉM DO BEM E DO MAL

Fonte: Diário Catarinense, Affonso Ghizzo Neto


Com serenidade incomum, a ministra Eliana Calmon, primeira corregedora nacional de Justiça, lembra que o Judiciário tem uma estrutura deformada. Como controla tudo, ele acaba agindo como se estivesse acima do bem e do mal. Lembra que o poder deve ser, efetivamente, fiscalizado e cobrado pelos desvios, irregularidades, improbidades e eventuais atos de corrupção ocorridos no meio. Sem prejuízo da oportunidade das críticas, despercebidos não passam e posso testemunhar os inúmeros juízes que não medem esforços para distribuir a verdadeira justiça. A carreira pelo interior; o abandono da terra natal ou de criação; a distância de familiares e a ausência dos amigos; finais de semanas contínuos; trabalho diário além do horário normal. Ou seja: sacrifícios diversos, no regular e importante exercício de uma profissão essencial para qualquer regime que se julgue democrático, solidário, fraterno e justo.

Assim, longe de admitir e aceitar o “endeusamento” do Judiciário – com a impunidade de magistrados arbitrários, vadios, inoperantes, corruptos (também sou testemunha), também é preciso evitar generalizações, reconhecendo o bom exemplo de magistrados que honram a profissão, não medindo esforços para a resolução, complexa e difícil, dos conflitos humanos.

Todavia, assim como qualquer instituição nacional, é preciso que o Judiciário se aperfeiçoe no cumprimento constitucional de suas funções. É preciso abandonar velhas práticas formalistas para se aproximar do povo e, consequentemente, ter conhecimento da sua verdadeira realidade, angústias, desejos e aspirações, muito mais complexos e palpitantes do que a tinta da caneta e o papel do processo possam imaginar.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 45: Tema: corrupção no judiciário.Tópicos: redação dissertativa pronta, a cultura da corrupção no Brasil, judiciário, desvios, irregularidades, improbidades e eventuais atos de corrupção no judiciário.