Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


MORRER POLUÍDO É TRÁGICO

Fonte: Zero Hora, Victor José Faccion


No próximo dia 5 de junho, comemora-se o Dia Internacional do Meio Ambiente, e lembrei-me com respeito e devoção de que, até a década de 1960, atuou de forma insistente, com poucos recursos, mas um enorme espírito de luta e um inabalável senso de preservação do meio ambiente, um homem modesto e altivo chamado Henrique Luiz Roessler.

De enorme bondade de coração mas intolerante com os detratores da natureza, exercia a Fiscalização do Serviço de Caça e Pesca, e teve o nome finalmente reconhecido e homenageado com o nome da Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler. Foi ele, na minha opinião, o pioneiro do meio ambiente em nosso Estado, bem antes do nosso não menos herói da natureza o prêmio Nobel José Antonio Lutzenberger.

Quando fui chefe da Casa Civil do Estado no governo Euclides Triches e secretário da Saúde, Jair Soares, fomos idealizadores de um decreto que levou o nº 23.082, de 26 de abril de 1974, que instituiu a Política Estadual de Proteção Ambiental, ação pioneira oficial de nosso Estado nesse sentido. Podemos considerar que a grande maioria do povo gaúcho, especialmente as novas gerações, está cada dia mais conscientizada da necessidade da preservação do meio ambiente.

Mais tarde, quando era secretário de Estado das Obras Públicas, no ano de 1979, recebi do então governador Amaral de Souza o encargo de gestionar junto ao governo federal a implantação de um transporte por trem entre Porto Alegre e Novo Hamburgo. Com projeto da Metroplan, as gestões foram feitas junto ao Ministério dos Transportes e Banco Mundial, redundando na implantação de nosso trensurb, exemplo de eficiência. Mas, apesar disso, a BR-116 é hoje uma enorme fonte de poluição, tranqueira e irritação. Seu “meio ambiente” está degradado. Urge uma solução. É mesmo imperiosa.

Na presidência do TCE/RS, em 2004, demos início ao Processo de Auditoria Ambiental no Estado. Agora, a importante iniciativa dos órgãos institucionais estaduais e federais, no RS, de Justiça, Eleitoral, Trabalho, Ministério Público e Contas de realizarem, entre os dias 7 e 11 de junho, a 1ª Semana Interinstitucional do Ambiente, Ética e Solidariedade. A abertura solene será iniciada no dia 7, às 9h30min, no Tribunal de Contas.

Ações e providências urgentes têm que ser tomadas, com rigor e o peso da lei, para salvar nossos animais silvestres, nossos pássaros, limpar nossos rios, despoluir nosso ar e, processando nosso lixo e dejetos, gerar energia não poluente. Neste sentido, cada um pode e deve dar sua contribuição.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 53: Tema: proteção ambiental.Tópicos: redação dissertativa pronta, meio ambiente, Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler, Semana Interinstitucional do Ambiente, Ética e Solidariedade.