Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


MOMENTOS E MOMENTOS

Fonte: Agora


A vida é sempre cheia de momentos, alguns de euforia, outros de tristeza ou indiferença, tanto assim que muitos são os que afirmam a inexistência da felicidade permanente, alegando que felicidade se resume a momentos da vida.

Dentro desse ângulo, quando a população norte-americana elegeu Barack Obama para comandar os Estados Unidos, o mundo e, principalmente, os países em desenvolvimento, exultaram pela possibilidade de uma nova oportunidade de garantir mais ajuda vinda da nação mais poderosa da Terra. Esqueceram, certamente, que os Estados Unidos trabalham pelos Estados Unidos, o que, até certo ponto, deve ser considerado natural, pois ninguém dá nada de graça aos outros.

Quando Obama disse: “Lula é o cara!”, o Brasil ficou de “boca aberta” pela frase dita pelo presidente do país mais poderoso. O povo brasileiro, ou pelo menos os que acreditaram nessa frase, esqueceram que o presidente Obama tentava levar Lula para o seu lado, posto que o primeiro mandatário brasileiro “namorava” abertamente Evo Morales, Hugo Chávez e outros presidentes de esquerda na América do Sul. Agora, ao que parece, estão se dando conta de que as palavras usadas por Barack não passavam de um jogo político para favorecê-lo. Assim, os feitos do líder brasileiro passam a ser contestados, como aconteceu quando Brasil e Turquia assinaram convênio com o Irã. No mesmo momento, ainda em meio à euforia brasileira, os Estados Unidos colocaram água fria na fervura da paz acreditada, através de um acerto com outros países para continuar a progressão de medidas restritivas ao Irã, pela sua política de enriquecimento do urânio no próprio país.

Os países que fazem parte do Conselho de Segurança da ONU, que assinaram o rascunho de utilização de medidas mais severas aos iranianos, ou mostram ceticismo com relação ao acordo firmado em Teerã ou querem evitar a ascensão dos emergentes (Brasil e Turquia) no cenário diplomático mundial.

Com isso, no novo momento, “o cara deixou de ser o cara”.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 64: Tema: segurança internacional.Tópicos: redação dissertativa pronta, jogo político, convênio com o Irã, enriquecimento do urânio, Conselho de Segurança da ONU.