Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


DECLARAÇÃO E INCENTIVO

Fonte: Agora


O ministro Paulo Bernardo, do Planejamento, falando sobre a disposição do governo em vetar o índice de 7,7% votado pelo Congresso para os aposentados com mais de um salário mínimo, afirmou que o presidente Lula havia autorizado um aumento de até 7% antes da votação pela Câmara Federal e Senado, dentro da possibilidade de um acordo. 'No entanto, disse o ministro, como não houve acordo e foram para o tudo ou nada, não temos responsabilidade sobre isso. O governo estuda a possibilidade de oferecer um abono àqueles que recebem acima de um salário.'

Interessante, no entanto, é que a declaração do ministro mostra uma quebra de braço entre Executivo e Legislativo, considerando que, se houvesse acordo, o governo teria dinheiro para oferecer 7%, mas, como não houve, o Planalto 'já não tem mais dinheiro para fazer frente aos custos'.

Paulo Bernardo salientou que não existe responsabilidade para com os aposentados. Então, quem é que tem essa responsabilidade diante daqueles que, durante toda uma vida, trabalharam e descontaram para a previdência, sobre um salário que não é levado para a aposentadoria, diante da 'referência' estabelecida para aqueles que chegam ao momento do descanso, e que, agora, poderão ter vetado um aumento de alguns centavos? Porém, para o ministro, é eximido o Planalto de qualquer responsabilidade, porque, no seu entendimento, o valor aprovado pelo Congresso extrapola em muito o valor acordado.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 69: Tema: aposentadoria.Tópicos: redação dissertativa pronta, política, aposentados, proventos de aposentadoria, política de pagamento de proventos e pensões.