Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


VALE PARA ALGUNS

Fonte: Agora


O governo dos Estados Unidos, que promove ações drásticas contra o Irã para evitar que aquele país desenvolva enriquecimento de urânio em seu território, alegando, para tanto, a possibilidade de fabricação clandestina de bomba nuclear, por seu turno está instalando base de mísseis dentro do território da Polônia, vizinha da Rússia, através de convênio firmado entre os dois governos.

Somos frontalmente contrários à fabricação de artefatos bélicos, que sempre atestam preocupação para a paz mundial, e concordamos com a necessidade de uma fiscalização forte e permanente para controle desse setor, mas, também, não podemos compreender como uma nação que deseja impedir outra de enriquecimento de urânio, o que pode - por que não? - ter fins pacíficos, instala mísseis junto a fronteiras de outras nações, como está acontecendo, com a Rússia partindo para severas críticas, posto que os mísseis norte-americanos estão localizados próximo do seu território e, em caso de conflito, a ex-União Soviética teria o perigoso inimigo ao seu lado.

Todos sabemos que, para ser respeitado, é necessário mostrar força de defesa e ataque. Esta é, infelizmente, a lei que rege o planeta. Por isso, pode-se entender que as nações tenham, por princípio, a manutenção de bons equipamentos e homens permanentemente treinados para a guerra, mas nem por isso podem ou devem promover atos que indiquem provocação, como acontecia ao tempo da chamada 'Guerra Fria', quando a União Soviética, através de acertos, instalou artefatos bélicos em plena Ilha de Cuba, com suas ogivas voltadas para a costa norte-americana. Ato de pura provocação que, naturalmente, forçou o governo norte-americano a contra-atacar através de sanções contra o governo de Castro.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 70: Tema: energia nuclear.Tópicos: redação dissertativa pronta, Irã, medidas dos EUA contra o Irã, enriquecimento de urânio, bomba nuclear, fabricação de artefatos bélicos.