Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


A MÃE NATUREZA

Fonte: Diário Catarinense, Juarez Furtado


Tivemos tragédias em nosso Estado e no Rio de Janeiro. Voltam as tragédias das chuvas e outras alertadas pela mãe natureza, degradada pelo descaso das autoridades para com os problemas ambientais. Parece-nos evidente que não podemos prosseguir nesse rumo, pois isto nos levará, sem sombra de dúvidas, a um abismo. Não podemos continuar tão insensatos na continuidade do princípio de autodestruição, acrescido pelo aquecimento global irreversível. Ou mudamos ou a vida na Terra corre risco.

Em momentos de crise total e estrutural, de catástrofes e tragédias urbanas, que estamos a ver nos noticiários, por culpa de desmatamentos e ocupações desordenadas, precisamos consultar a fonte originária de tudo, a mãe natureza, e pedir perdão a ela.

O problema ocorrido no Rio de Janeiro, e outros que estão acontecendo, vem da agressão ambiental, desde o 'lixo nosso de todo dia' até a degradação de morros e encostas. Parece-nos evidente que não podemos prosseguir nesse rumo. Mas houve tanta insensatez nas últimas gerações que, rapidamente, estão sendo construídos os instrumentos da autodestruição.

Entre estarrecidos e perplexos, perguntamos: como chegamos a isso? Como vamos sair desse impasse? Que colaboração cada um ainda pode dar? A natureza está se vingando, e cobrará ainda muito mais caro o que o homem está tirando dela. A Terra está doente. E como somos, enquanto humanos, também Terra (a palavra homem vem do latim humus), de certa forma, nós também estamos doentes.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 71: Tema: tragédias urbanas.Tópicos: redação dissertativa pronta, enchentes, chuvas, catástrofes, tragédias, agressão ambiental, problemas ambientais.