Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


EPIDEMIA DA CRUELDADE

Fonte: Zero Hora


No bojo de um bárbaro episódio, em que um pai apunhalou um bebê de três meses, a Polícia Civil registra a ocorrência de 26 casos diários de maus-tratos a crianças no Rio Grande do Sul. É um absurdo. Os órgãos públicos e as instituições sociais precisam atacar urgentemente o problema e desenvolver programas de orientação e medidas punitivas para evitar a mistura de desequilíbrio mental com crueldade, que se volta contra a infância.

A atenção da sociedade para com sua infância é a chave para a construção de um futuro saudável. Tal atenção não significa apenas a preocupação isolada com o recém-nascido, como se ele fosse fruto de uma situação única. Nada no contexto da sociedade pode ser considerado uma ilha. Ao contrário, as famílias, as escolas e todas as instituições relacionam-se e interagem mutuamente para o bem ou para o mal. Quando um pai esfaqueia o filho, essa situação inconcebível, quase inacreditável, revela muito mais do que um terrível desajuste pessoal e familiar que leva a uma agressão tão covarde. Põe em evidência também toda a incapacidade da sociedade de proteger adequadamente seus rebentos mais frágeis.

Os abusos contra crianças, pois é disso que se trata, mostram-se tanto na falta de condições das instituições de garantirem gravidezes e partos saudáveis e de proporcionarem infâncias protegidas em famílias ajustadas quanto na exposição de meninos e meninas a parentes abusadores e a familiares sádicos. A sociedade precisa enfrentar esses problemas com as ferramentas da educação e da saúde e com a conscientização das famílias para perigos que muitas vezes não estão nas ruas, mas dentro dos próprios lares. Não se pode ser transigente com os que agridem crianças, qualquer que seja a maneira como as agressões se manifestam ou quaisquer que sejam a origem e as motivações dos agressores.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 75: Tema: crime contra crianças.Tópicos: redação dissertativa pronta, maus-tratos a crianças, instituições sociais, infância, recém-nascido, desajuste pessoal e familiar, abusos contra crianças.