Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


PRIORIDADE EM DOIS ESTADOS

Fonte: Diário Catarinense


Uma das mais importantes obras federais para os Estados do Sul, a duplicação da BR-101 no trecho de Palhoça a Osório (RS) está distante da conclusão. Cinco anos após a retomada, em fevereiro de 2005, os trechos nos dois Estados estão fora dos prazos. Os quilômetros catarinenses deveriam ter sido terminados em dezembro de 2008 e os gaúchos em dezembro de 2007. Agora, estimativas otimistas de conclusão final ficaram para 2013.

A dificuldade do governo federal para cumprir o cronograma e manter os orçamentos iniciais (que mais que duplicaram em relação ao que se previa há cinco anos) evidencia a complexidade desse tipo de obra, que envolve, além de projetos civis arrojados, um emaranhado de interesses e problemas jurídicos e ambientais. A série de reportagens que o Diário Catarinense apresenta desde domingo mostra tais problemas.

As dificuldades operacionais ensinaram aos governantes que, mais do que um projeto para discursos de caráter político, a duplicação da BR-101 era um desafio para a competência das áreas oficiais envolvidas e das empresas que foram escolhidas para sua execução.

Atrasada ou não, a obra precisa manter-se como prioridade para a região. No placar atual, pouco mais da metade dos 238,5 quilômetros catarinenses estão concluídos, e nos trechos não executados ainda há megaobras que sequer foram iniciadas.

Imagina-se que o governo federal tenha compreensão do que uma BR-101 duplicada representa para a economia da região e para o conforto dos milhares de motoristas que, dia após dia, trafegam por ela. A opinião pública dos dois Estados precisa estar atenta para cobrar dos governantes a serem eleitos em outubro a permanência dessa prioridade e o prosseguimento das obras.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 87: Tema: rodovias.Tópicos: redação dissertativa pronta, rodovias federais dos estados do Sul, duplicação da BR-101, obras federais, megaobras, dificuldade do governo federal para cumprir o cronograma, prioridade para a Região Sul.