Redação em 7 Lições

Aprenda de modo fácil e descomplicado a escrever excelentes textos dissertativos para concursos públicos, vestibulares e provas do Enem. 

Com este curso, você aprende!



Redação Dissertativa


LEI DO INQUILINATO

Fonte: Diário Catarinense, Leandro Ibagy


A Lei nº 8.245, mais conhecida como Lei do Inquilinato, foi reformulada em dezembro último e completou cinco meses no último dia 25 de junho. Para debater os efeitos da mudança legislativa e seu impacto no mercado, representantes das principais administradoras de imóveis do Brasil, que formam a Rede Avançada de Locação (RAL), estarão em Florianópolis esta semana. O cenário a analisar é positivo: a regulamentação adequada do assunto vem gerando benefícios para locatários quanto e inquilinos.

Uma das principais inovações da lei foi a garantia de maior segurança jurídica aos proprietários. Antes, o inquilino inadimplente ou que descumpria cláusulas contratuais tinha à disposição brechas legais que permitiam protelar a saída do imóvel por mais de dois anos. Ao aventar a hipótese de alugar seu imóvel, o proprietário tinha de levar em conta o risco de passar longos meses aguardando sua desocupação mesmo que o inquilino estivesse em desacordo com o previsto em contrato. Hoje, a devolução, definida pela Justiça, pode ocorrer menos de dois meses.

Esse ganho de segurança gera benefícios não apenas aos proprietários. Os inquilinos bons pagadores também são beneficiados. As novas regras trazem modalidades de locação que diminuem a dependência dos fiadores ou de qualquer forma de garantia, tornando mais fácil a locação. Claro, são situações que levam em conta o cadastro do locatário, a localização e o tipo do imóvel interessado.

Ainda mais importante para quem precisa alugar uma casa, apartamento ou ponto comercial é o efeito das novas regras sobre o ânimo dos proprietários. Mais protegidos, eles disponibilizaram, ao mercado, imóveis mantidos fechados para evitar incômodos. Em Santa Catarina, o número opções para locação aumentou 10% nos últimos meses. Isso é fundamental. Afinal, todos sabem que, seja qual for a mercadoria, o aumento da oferta é sempre responsável pela maior estabilidade dos preços.

Fim

Voltar ao Índice

Redação dissertativa 88: Tema: casa alugada.Tópicos: redação dissertativa pronta, Lei do Inquilinato, impacto no mercado, administradoras de imóveis, benefícios para locatários quanto e inquilinos.