REDAÇÃO DISSERTATIVA, VESTIBULAR UFRGS, VESTIBULAR UEM, TEMAS DE REDAÇÃO DE VESTIBULARES, REDAÇÃO PRONTA SOBRE MANIFESTAÇÕES, REDAÇÃO PRONTA SOBRE VANDALISMO, REDAÇÃO PRONTA SOBRE PROTESTO



MANIFESTAÇÕES E VANDALISMO


Nas manifestações de protesto, pacíficas e bem intencionadas, sempre surgem grupos de vândalos, que aproveitam o momento para destilar ódio gratuito, quebrando e ateando fogo onde puder, gerando prejuízo a terceiros e aumentando a insegurança da população.

Na manifestação de sábado à noite, por pouco uma família, incluindo uma criança, não foi queimada dentro de seu automóvel, ao tentar escapar de um foco de fogo colocado por marginais em plena rua da Consolação.

A quem interessa a depredação e os atos de vandalismo praticado, sob o amparo de uma legítima manifestação popular? Certamente esse vandalismo não interessa à democracia brasileira e muito menos à sociedade organizada. Logo, é de imaginar que esse caminho não interessa a ninguém que queira ver um Brasil melhor.

Diante deste quadro, é preciso que as autoridades constituídas impeçam preventivamente que essa deturpação de manifestações não ocorra mais, impedindo e identificando os vândalos a serviço de outros interesses, que certamente não são da sociedade brasileira, que apenas deseja paz para seus filhos.

Com certeza toda manifestação pacífica deve ser aceita por todos, não só em respeito à Carta Constitucional, como também por se constituir em uma forma democrática de o povo se manifestar contra algo errado.

O vandalismo, porém, não pode ser admitido por nenhuma sociedade civilizada e muito menos pela sociedade brasileira.

Por essa razão, o vandalismo precisa ser combatida pelas autoridades constituídas, com a energia necessária para a sagrada paz social. O prejuízo moral que esse vandalismo traz para a sociedade brasileira é muito maior do que o prejuízo material.

Não se pode aceitar a insegurança da população em pleno século 21.

Esta baderna a que se assiste só serve para atrasar mais o progresso e a ordem social, gravadas em nosso pavilhão nacional. Não se pode aceitar que a qualidade de vida dos brasileiros retroaja aos tempos primitivos, em que o direito da força prevalecia sobre a força do Direito.

Hoje a sociedade brasileira quer a segurança jurídica com base na força do Direito, para que a democracia triunfe!

Fim


Fonte: http://www.dcomercio.com.br/2014/01/29/manifestacoes-e-vandalismo, Roberto Mateus Ordine, modificações nossas para fins didáticos.

Voltar ao Índice

Redação dissertativa N/S-1076: Tema: manifestações de protesto.Tópicos: redação dissertativa pronta sobre protesto popular, manifestações pacíficas, insegurança da população, redação dissertativa, vestibular ufrgs, vestibular uem, temas de redação de vestibulares, manifestação popular, depredação, vandalismo, redação pronta sobre manifestações, democracia brasileira, sociedade organizada, redação pronta sobre vandalismo, Brasil, sociedade brasileira, redação pronta sobre protesto, sociedade civilizada, carta constitucional, redação pronta sobre manifestação pacífica, paz social, progresso, redação pronta sobre ordem social, pavilhão nacional, qualidade de vida dos brasileiros, redação pronta sobre segurança jurídica.

Qualquer texto, publicado nesta seção, visa a, tão-somente, servir de modelo de redação dissertativa para alunos, pessoas que se preparam a um vestibular ou concurso, ou mesmo para aquelas cujo objetivo é o seu deleite e aprendizagem da arte de redigir. Portanto, os temas não se evidenciam pela cronologia, mas sim como paradigmas de exposição de ideias e opiniões. Assim, uma redação dissertativa, que se refere a um assunto desatualizado, pode ser um excelente exemplo para se redigir sobre o respectivo tema mesmo em outra época.