REDAÇÃO DISSERTATIVA, PRODUZINDO TEXTO, SIMULADOS REDAÇÃO VESTIBULAR, REDAÇÃO PRONTA SOBRE XENOFOBIA, REDAÇÃO PRONTA SOBRE DIVERSIDADE ÉTNICA, REDAÇÃO PRONTA SOBRE PRECONCEITO RACIAL



O OVO DA XENOFOBIA


É preocupante, não só para os europeus, os retrocessos políticos que vêm ocorrendo, de forma quase disseminada no Continente, em relação às conquistas da diversidade étnica e cultural proporcionadas pela formação do bloco econômico e pela própria globalização. Suíça, França, Espanha, Itália, Noruega e outros países têm adotado, ou ensaiam adotar, leis e normas que restringem imigrações, a livre circulação de pessoas e, o que é pior, o acesso ao trabalho de grupos étnicos específicos. O resultado disso é o aumento da xenofobia, que parecia ter sido pelo menos amenizada, nas últimas décadas, pelos esforços conciliatórios de governos e organismos multinacionais.

O fenômeno incorpora à representação política formal as vozes que muitas vezes se manifestavam à margem dos partidos e fortalece agremiações que, em alguns casos, são assumidamente racistas. Esse é o maior risco do que significa mais do que uma guinada conservadora. Analistas da gangorra europeia, que alterna ciclos à esquerda e à direita, enxergam o que vem ocorrendo como um dos altos custos a serem pagos pela deterioração econômica de vários países. O temor ainda maior da competição com grupos oriundos de outras regiões acaba por erguer muralhas que vão muito além da questão do emprego e da renda. Criam-se também barreiras sociais que constrangem e contribuem para a exacerbação de preconceitos.

Mesmo que os países sejam livres para estabelecer normas de conduta com autonomia, isso não os exime do olhar de estranhamento do Exterior, sempre que as atitudes contrariam a evolução das sociedades e da civilização. Os maus exemplos que vêm da Europa não podem prosperar em nações submetidas ao respeito às diferenças e ao multiculturalismo. O Brasil, ao contrário do que ocorre no velho continente, precisa fortalecer sua vocação como país cuja singularidade está exatamente nas múltiplas feições dos povos que construíram sua identidade.

Fim


Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/opiniaozh/?topo=13,1,1,,,13

Voltar ao Índice

Redação dissertativa N/S-1082: Tema: multiculturalismo.Tópicos: redação dissertativa pronta sobre o racismo, retrocessos políticos, diversidade cultural, redação dissertativa, bloco econômico, globalização, produzindo texto, simulados redação vestibular, redação pronta sobre xenofobia, imigração, livre circulação de pessoas, redação pronta sobre diversidade étnica, grupos étnicos, agremiações racistas, deterioração econômica da Europa, redação pronta sobre preconceito racial, emprego e renda, entidades racistas, redação pronta sobre barreiras sociais, evolução das sociedades e da civilização.

Qualquer texto, publicado nesta seção, visa a, tão-somente, servir de modelo de redação dissertativa para alunos, pessoas que se preparam a um vestibular ou concurso, ou mesmo para aquelas cujo objetivo é o seu deleite e aprendizagem da arte de redigir. Portanto, os temas não se evidenciam pela cronologia, mas sim como paradigmas de exposição de ideias e opiniões. Assim, uma redação dissertativa, que se refere a um assunto desatualizado, pode ser um excelente exemplo para se redigir sobre o respectivo tema mesmo em outra época.