REDAÇÃO DISSERTATIVA PRONTA, REDAÇÃO VESTIBULAR TEMAS, TEMAS PARA REDAÇÃO DO ENEM, REDAÇÃO PRONTA SOBRE MEIO AMBIENTE, REDAÇÃO PRONTA SOBRE MULHER, REDAÇÃO PRONTA SOBRE TERRAS FÉRTEIS, REDAÇÃO PRONTA SOBRE FLORESTAS TROPICAIS



A MULHER E O MEIO AMBIENTE


Homem não chora. E é preciso que não chore, já que é ele quem decide se a floresta tomba ou permanece em pé. Não expressar sentimentos é capital para quem toma decisões amparadas na ideologia do progresso a qualquer custo. Até porque não existe progresso sem custos. Mais ou menos assim: o ideal é que não se desmate, mas, se for preciso para gerar empregos, danem-se as árvores!

Nos últimos 50 anos, a produção mundial de grãos triplicou. A quantidade de terras irrigadas duplicou. Os automóveis ultrapassaram os 500 milhões. O mesmo aconteceu aos televisores, geladeiras, chuveiros elétricos, lavadoras, secadoras, computadores, celulares, microondas, fax, aparelhos de DVDs, CDs, parabólicas, isopor, descartáveis, transgênicos e outras invenções.

As riquezas produzidas quintuplicaram.

Mas, também neste período, o mundo perdeu 20% de suas terras férteis e 20% de suas florestas tropicais, com milhares de espécies ainda nem conhecidas. O gás carbônico aumentou 13%, destruiu-se 3% da camada de ozônio, toneladas de materiais radioativos foram despejados na atmosfera e nos solos, os desertos aumentaram, rios e lagos morreram por chuva ácida ou esgotos industriais. E o mundo não ficou mais rico, menos faminto nem menos doente.

Alguém deve mesmo ter conceitos brutos sobre o sucesso e o progresso. Afinal, que alma sensível validaria tal rapinagem?

A mulher, ao contrário, como tem permissão cultural para expressar sentimentos, tem mais compaixão. É mais intuitiva, pois pela linguagem lógica jamais se comunicaria com o filho que ainda não fala. Ela tem a função de cuidar. Cuidar de outro ser, outra vida que não é ela. Diante da competição, prefere investir na cooperação. São atribuições sociais que as deixam mais próximas aos apelos por paz, harmonia e equilíbrio ambiental.

Compaixão, intuição, cooperação e cuidado são elementos do pensar feminino. A Biologia nos mostra que nenhuma espécie conseguiu estabilizar-se sobre a Terra desprezando tais estratégias para com outras espécies. As que se utilizaram de meios diferentes não sobreviveram.

Em todas as civilizações, as deusas da Terra são mulheres. A Terra que tudo dá, que tudo provê, que sustenta, cria e supre as necessidades de tantos e diferentes filhos seus. Esta Terra é mulher. Talvez não por acaso.

Fim


(Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?tl=1&id=1451603&tit=A-mulher-e-o-meio-ambiente, Luiz Eduardo Cheida)

Voltar ao Índice

Redação dissertativa N/S-1087: Tema: meio ambiente.Tópicos: redação dissertativa pronta sobre a mulher, floresta, ideologia, redação dissertativa pronta, terras irrigadas, as riquezas, redação vestibular temas, o gás carbônico, a camada de ozônio, temas para redação do enem, materiais radioativos, atmosfera, redação pronta sobre meio ambiente, desertos, chuva ácida, redação pronta sobre mulher, cooperação, harmonia, redação pronta sobre terras férteis, equilíbrio ambiental, redação pronta sobre florestas tropicais.

Qualquer texto, publicado nesta seção, visa a, tão-somente, servir de modelo de redação dissertativa para alunos, pessoas que se preparam a um vestibular ou concurso, ou mesmo para aquelas cujo objetivo é o seu deleite e aprendizagem da arte de redigir. Portanto, os temas não se evidenciam pela cronologia, mas sim como paradigmas de exposição de ideias e opiniões. Assim, uma redação dissertativa, que se refere a um assunto desatualizado, pode ser um excelente exemplo para se redigir sobre o respectivo tema mesmo em outra época.