REDAÇÃO DISSERTATIVA PRONTA, TEMAS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO, REDAÇÃO PRONTA SOBRE SECA, REDAÇÃO PRONTA SOBRE ÁGUA E ENERGIA, REDAÇÃO PRONTA SOBRE PRODUÇÃO DE ENERGIA, REDAÇÃO DISSERTATIVA SOBRE ABASTECIMENTO DE ÁGUA



BERÇO ESPLÊNDIDO?


O último verão não passou em branco e seus reflexos são e ainda serão vistos. A seca histórica que atingiu grande parte do Brasil acendeu a luz laranja em relação ao abastecimento de água da população, à produção de energia mais barata e limpa e à oferta destes dois insumos básicos ao desenvolvimento: água e energia.

O fenômeno passa ao menos três recados. Primeiro, retrovisores nunca foram tão obsoletos. Basear-se em séries históricas para projetar o futuro não é mais recomendável, considerando um novíssimo elemento na equação que é a mudança climática em curso. Eventos climáticos extremos cada vez mais frequentes deixam de ser um ponto fora da curva para se tornar tendência. A incerteza é o novo padrão.

O segundo recado é que esse contexto exige urgentes ações de adaptação, assumidas desde o planejamento e a gestão de recursos como a água. Essas ações, que buscam reduzir os impactos da mudança do clima, precisam guiar as decisões dos governos, hoje tomadas por uma perspectiva de curto prazo influenciada pelo calendário eleitoral.

E a terceira mensagem é que não há riqueza ambiental que passe incólume à mudança do clima associada ao problema da gestão. Isso põe em xeque a visão do Brasil como país pródigo em recursos. Com o mito da abundância caído por terra, é hora de fazer desse desconforto o impulso rumo a um trabalho árduo, mas recompensador: o de jogar a favor da natureza e de fazer a natureza jogar a favor da economia e das pessoas.

Fim


(Fonte: http://www.pagina22.com.br/index.php/2014/04/editorial-berco-esplendido/)

Voltar ao Índice

Redação dissertativa N/S-1099: Tema: energia elétrica.Tópicos: energia limpa, mudança climática, redação dissertativa pronta, temas para a produção de texto, eventos climáticos, redação pronta sobre seca, mudança do clima, calendário eleitoral, redação pronta sobre água e energia, riqueza ambiental, natureza, redação pronta sobre produção de energia, economia, padrão energético, redação dissertativa sobre abastecimento de água.

Qualquer texto, publicado nesta seção, visa a, tão-somente, servir de modelo de redação dissertativa para alunos, pessoas que se preparam a um vestibular ou concurso, ou mesmo para aquelas cujo objetivo é o seu deleite e aprendizagem da arte de redigir. Portanto, os temas não se evidenciam pela cronologia, mas sim como paradigmas de exposição de ideias e opiniões. Assim, uma redação dissertativa, que se refere a um assunto desatualizado, pode ser um excelente exemplo para se redigir sobre o respectivo tema mesmo em outra época.