REDAÇÃO DISSERTATIVA PRONTA, DICAS PARA A PRODUÇÃO DE TEXTO, REDAÇÃO PRONTA SOBRE POLÍTICA, REDAÇÃO PRONTA SOBRE SUSTENTABILIDADE, REDAÇÃO PRONTA SOBRE SOCIEDADE BRASILEIRA, REDAÇÃO SOBRE MODELO ECONÔMICO



DESENHO LÓGICO


A política é a esfera de construção do que não está pronto. O movimento da sustentabilidade vem, historicamente, construindo seu caminho institucional e político para influenciar de forma mais assertiva as decisões em prol da sociedade que aspira. Nessa jornada, a proposta de criação do partido Rede Sustentabilidade é um dos mais recentes capítulos.

O que falta construir é muita coisa: além de uma sociedade mais justa dentro de um modelo econômico ambientalmente sustentável, falta erguer no patamar as paredes sólidas da política em si, revitalizada por novas formas de governança, processos efetivamente democráticos e resgate da ética. Tudo isso em meio a um cenário de indignação popular e crise das instituições – de partidos à Igreja – que é mundial.

Ao longo de sua trajetória, a revista já mergulhou em temas como o movimento socioambiental, o real poder de escolha do cidadão, as limitações da democracia brasileira e as formas de fazer política para além dos ritos institucionais. Interessante resgatar essa passagem do tempo – não linear, mas complexa – e observar como os processos amadurecem em nossa jovem democracia. Mas que, de fato, como já se disse, não resistem às ideias cujo tempo chegou.

Fim


(Fonte: http://www.pagina22.com.br/index.php/2013/03/editorial-desenho-logico/, com modificações nossas para fins didáticos.)

Voltar ao Índice

Redação dissertativa N/S-1100: Tema: movimento socioambiental.Tópicos: movimento da sustentabilidade, caminho institucional, redação dissertativa pronta, sociedade, partido político, dicas para a produção de texto, crise, igreja, redação pronta sobre política, revista, cidadão brasileiro, redação pronta sobre sustentabilidade, democracia brasileira, formas de fazer política, redação pronta sobre sociedade brasileira, a passagem do tempo, ideias, ritos institucionais, redação sobre modelo econômico.

Qualquer texto, publicado nesta seção, visa a, tão-somente, servir de modelo de redação dissertativa para alunos, pessoas que se preparam a um vestibular ou concurso, ou mesmo para aquelas cujo objetivo é o seu deleite e aprendizagem da arte de redigir. Portanto, os temas não se evidenciam pela cronologia, mas sim como paradigmas de exposição de ideias e opiniões. Assim, uma redação dissertativa, que se refere a um assunto desatualizado, pode ser um excelente exemplo para se redigir sobre o respectivo tema mesmo em outra época.