Mundo Texto




LIXO DE GESTÃO

Redação dissertativa pronta sobre: lixo, coleta de lixo, lixeira, leis ambientais.

O lixo é um problema de todos, ele existe de fato, mas o problema maior é daqueles que moram e trabalham nas proximidades da lixeira. Discutir de quem é a culpa não vem ao caso, se do atual prefeito que não consegue resolver ou de quem administrou o município e teve oportunidade e não fez. A questão é que o terreno pertence à Universidade do Estado do Amazonas, que deveria servir para a classe acadêmica, virou um tormento. É preciso mobilizar todas as esferas e encontrar uma solução, do contrário corre-se o risco de ter novamente o aeroporto fechado, ser impedidos de conseguir recursos pelo descumprimento das leis ambientais. A manifestação ocorrida no sábado passado foi o estopim para um problema que todos os dias têm batido a porta da população, o lixo.

Nos últimos dias, um protesto marcou a rotina da cidade. Devido a falta de coleta de lixo, várias pessoas jogaram dejetos em frente a casa do chefe do executivo municipal. Este protesto foi organizado por populares. Havendo influência política ou não, o manifesto é válido e cobra um direito que está sendo violado. O ato em si é bastante simbólico.

A população devolveu a Alexandre o lixo que Parintins se tornou em sua gestão. Uma vergonha histórica que marca de maneira negativa os mais de 150 anos de emancipação do município. Uma tragédia que a população terá de aguentar - ou não - até o fim do próximo ano. A probabilidade de Parintins sair do lixo, durante o mandato do atual prefeito, é mínima. Com o cenário eleitoral cada vez menos favorável para uma possível reeleição, o prefeito deve aumentar sua negligência - se é que isso ainda é possível.


Créditos: http://www.reporterparintins.com.br - com modificações nossas para fins didáticos