Mundo Texto




O POTENCIAL TRANSFORMADOR DAS CRISES

Redação dissertativa pronta sobre: crise, negócios, empresas no Brasil, empresários, mercado.

Nunca foi tão fácil realizar negócios. Vivemos uma época de avanços tecnológicos que têm contribuído para redução de custos, estimulado o crescimento das empresas através da interconexão de mercados e a difusão de informações.

Reflexo de um crescente fenômeno social, os consumidores querem saber o porquê das decisões das empresas, no anseio de se diferenciarem e explorar (em proveito da imagem que quer projetar aos outros) o vínculo com aquilo que a marca e imagem das empresas representam.

Entretanto, se por um lado a maior exposição ao mercado favorece os negócios, por outro tornou a vida das empresas bem mais complexa. Se uma empresa conquista uma vantagem competitiva.

Mas o que é crise? O termo crise foi adaptado do latim cr?sis, que designa o "momento de decisão, de mudança súbita”. Oriundo do termo grego krisis, na história da medicina, constituía o momento decisivo, para a cura ou para a morte do enfermo.

Por analogia, podemos afirmar que crises demandam decisões rápidas que têm potencial transformador, diferentemente de problemas crônicos que debilitam o valor da empresa, decorrentes de processos de negócios mal formatados ou da ausência de melhores de controles.

A maioria dos empresários resiste em assumir que vivencia uma crise e se amedronta diante da perspectiva de mudança, pois isso exige investimento.

No cenário atual, aproveitar o potencial transformador de uma crise exige uma liderança proativa, preocupada com a reputação do negócio, que reconheça as deficiências verdadeiramente estratégicas e engaje a organização num plano de correção com profundidade e assertividade.


Créditos: http://www.extralagoas.com.br - Luciano Muniz Figueira