Mundo Texto




EM BUSCA DA LIBERDADE

Redação dissertativa pronta sobre: liberdade, abolição da escravatura, quilombolas, escravos, humilhação, preconceito, escravidão.

Mais de um século depois da abolição oficial da escravatura, quilombolas que fazem parte da nova geração de descendentes de escravos ainda lutam contra os fantasmas da servidão, da humilhação e do preconceito. Reportagem publicada na edição de ontem mostra que jovens da comunidade calunga, que nasceram nas serras isoladas da Região Nordeste de Goiás, estão se enchendo de coragem e migrando para Goiânia em busca de formação superior para conquistarem a liberdade, que ainda não chegou integralmente.

Nos vão da Serra Geral, cerca de 3 mil pessoas da comunidade calunga vivem praticamente isoladas pelas estradas precárias, com educação deficiente e sem assistência adequada à saúde. Muitos chegaram à idade adulta sem ter a chance de frequentar a escola. Crianças encaminhadas para estudar em Cavalcante, uma das cidades mais próximas, sofrem com abusos sexuais, como O Popular revelou com exclusividade em reportagem publicada em abril.

Jovens que não encontram oportunidade de emprego e de educação em sua própria região ocupam agora os bancos de universidades em Goiânia, com o sonho de voltar para sua cidade de origem e ajudar seus familiares a se verem livres da escravidão e a terem condições dignas de vida. Não por acaso, grande parte deles escolheu cursar Direito, para aprender como cobrar e fazer que a Justiça se torne realidade.


Créditos: http://www.opopular.com.br