Mundo Texto




RANKING DO ENEM

Redação dissertativa pronta sobre: Enem, educação, prova do Enem, escolas privadas, escolas públicas, escolas de tempo integral, colégios, qualidade de ensino, estudantes, universidades.

O desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no ano passado, foi divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério da Educação mostra que a gestão das escolas pode ser um diferencial para a melhoria do desempenho dos alunos. No ranking nacional, apenas duas escolas privadas goianas apareceram na lista das 100 melhores deste ranking.

Já quando se faz o recorte do desempenho das escolas públicas em Goiás, conforme reportagem de hoje deste jornal, destacam-se na liderança as escolas federais de tempo integral, algumas estaduais também de tempo integral e os colégios militares. Em comum todas têm uma gestão diferenciada das demais escolas públicas que não se destacaram.

O Enem contribuiu para facilitar o acesso de alunos de escolas públicas às boas universidades, mas para que isso de fato aconteça é necessário que haja melhoria na qualidade de ensino dessas escolas, pois do contrário apenas os estudantes de escolas pagas obterão as notas mais altas que vão garantir o acesso às melhores universidades.

A notícia boa do ranking é que a presença de escolas públicas entre as melhores do país na prova do Enem avançou novamente no ano passado, mas ainda é minoritária. Para que esse avanço continue e em velocidade maior do que a atual urge que as Secretarias de Educação invistam na gestão de todas as escolas, não apenas de colégios militares e poucas integrais.


Créditos: http://www.opopular.com.br