Mundo Texto




PROTEÇÃO DA FAUNA

Redação dissertativa pronta sobre: fauna, zoológico, animais, preservação das espécies animais.

Depois de protagonizar elevado índice de morte de animais que resultou até na interdição do parque durante três anos, o Zoológico de Goiânia volta a apresentar boas notícias. Reportagem publicada na edição de ontem mostra que o número de nascimentos aumentou, ao mesmo tempo em que houve uma redução do total de mortes.

No período em que ficou fechado, foram registradas 213 mortes de animais e 128 nascimentos. Desde que foi reaberto, em maio de 2012, os números mudaram: 183 óbitos e 163 nascimentos. Embora o plantel esteja menor, com menor variedade de espécies, há indícios importantes de que o ambiente se tornou mais amigável para a fauna que vive ali.

O incremento da reprodução em cativeiro dá sinais de que foi atenuado o grau de stress dos animais e que eles se sentem agora melhores acomodados em seus recintos. Uma condição importante para garantir o bem estar das espécies e assegurar a função principal dos zoológicos, de lazer educativo, de pesquisa científica e de preservação das espécies.

É inadmissível que um local mantido pelo poder público, com a finalidade de proteger a fauna e sensibilizar a população para compreender e preservar os animais, ofereça condições inadequadas de confinamento. O mínimo que se espera de um zoológico é que ele proporcione recintos o mais próximo possível do hábitat natural, garantindo rotina saudável e longevidade aos animais.


Créditos: http://www.opopular.com.br